Igreja Cristã Primitiva Imagem de Cabeçalho Rotativa

Prefácio do Tradutor

PREFÁCIO DO TRADUTOR

 

Esta obra do destacado pedagogista, escritor e jornalista peruano, Professor Julio Ugarte y Ugarte que, com profundo conhecimento do Evangelho do Cristo, interpreta o Santo Ensinamento, elucidando Mistérios jamais expostos em livro algum, está destinada ao apreço dos estudiosos espiritualistas que encontrarão oculta, na sua concepção originalíssima, a fonte da mais alta Sabedoria.

Como era natural, a novidade da Doutrina por ele ensinada atraiu a atenção de milhares de pessoas em diversos países da América do Sul e principalmente neste país, onde, desde alguns anos, vem realizando conferências em Porto Alegre, Pelotas e nesta cidade, conforme a imprensa, em tempo, amplamente divulgou. Estas conferências deram lugar a que os homens de espírito mais sereno e desapaixonado se dedicassem à prática da Santa Doutrina. Os efeitos não se fizeram esperar e todos aqueles que, sincera e perseverantemente, se entregaram a esse labor, chegaram então à conclusão de que a palavra do eminente Mestre era seguida da demonstração real dos fatos.

Seria ocioso descrever todos os testemunhos que, constantemente, manifestam os membros da Sociedade de Filosofia Transcendental (Escola de Iniciação Cristã), da qual é Presidente Fundador o Professor Julio Ugarte y Ugarte; porque a comprovação da Verdade, por ele pregada, está perfeitamente ao alcance de quantas pessoas ponham em prática os notáveis ensinamentos contidos nesta obra.

Daí os instantes rogos, ao Fundador e Mestre da Sociedade, dos seus irmãos espirituais, para que escrevesse em livro, como meio mais fácil de difundir a instrução que ele vinha ministrando nas suas palestras e conferências, e que ficava circunscrita a um número limitado de pessoas, numa época em que a humanidade, como impelida por forças superiores, aspira a um estado de alma que não encontrou nas religiões nem escolas filosófico-espiritualistas.

No fundo, o ensino indica a trajetória mais direta para a formação do Cristo Interno, Fagulha Divina que temos todos os mortais inerte no âmago da consciência; e cujo despertar se efetua na prática da Obediência, ensinada nesta obra; trazendo consigo o desenvolvimento da “visão” e “audição” espirituais, em estado consciente e sem os perigos dos sistemas conhecidos para obtenção da mediunidade, além dos imensos benefícios espirituais, morais e materiais recebidos por todos os adeptos da nova Filosofia Cristã, que tem em si o Influxo Divino da Verdade a guiar-lhe os passos.

A Doutrina divulgada neste livro discrepa de todas as religiões e escolas espiritualistas conhecidas, porque não se baseia em conhecimentos próprios, nem em critério pessoal, mas na demonstração direta que cada um poderá receber, como sucedeu a milhares de adeptos do Cristianismo dos primeiros séculos e acontece hoje com numerosas pessoas filiadas à novel Sociedade de Filosofia Transcendental.

Um dos seus pontos culminantes é o ensino de como, por uma simples disciplina mental, passamos da Lei de Liberdade em que vivemos, à Lei de Obediência, operando-se uma transformação que dá origem à formação do Cristo Interior e nos conduzirá, gradativamente, na medida dos esforços empregados, até a mais nítida compreensão do Evangelho da Obediência, ensinado por Cristo há vinte séculos e desconhecido na atualidade.

Doutrina baseada em numerosas citações do Antigo e Novo Testamentos é ensinada de modo acessível a todos os homens de qualquer grau de cultura, mas que se disponham ao abandono de ideias preconcebidas e então, livres desses obstáculos, estarão aptos a receber a grande promessa de Nosso Senhor Jesus Cristo para aqueles que viverem na Obediência a Deus: a Sua Manifestação.

Nas citações do Novo Testamento, destacam-se as Epístolas de São Paulo como as que melhor definem o fundamento filosófico em que assentam as Duas Grandes Leis Espirituais: Liberdade e Obediência.

A doutrinação do grande Apóstolo dos Gentios tem sido objeto de estudo de notáveis pensadores, não só espiritualistas como também materialistas, todos atraídos pela imensa sabedoria que esse Arauto do Cristianismo revelou no seu apostolado, mas por nenhum desses investigadores foram jamais descerrados os espessos véus que ocultavam o verdadeiro sentido espiritual da Doutrina que, como diz o autor, tem-se mantido ausente do mundo durante XVII séculos.

Ensina o autor a Doutrina mais sábia e auspiciosa que, apoiada na Fonte Suprema da Sabedoria, traça rumos nitidamente definidos para alcançarmos o fim para o qual estamos todos destinados: a Unificação com Deus.

Relata antecedentes históricos das diversas religiões e sociedades espiritualistas, descrevendo aspectos jamais observados em todos os tempos da sua existência.

Argumenta com sabedoria, historiando o lado econômico-financeiro das nações em face da religião; vertendo conceitos que se ajustam admiravelmente ao Brasil, nestes dias em que o Governo e povo se esforçam pela renovação do ambiente, encaminhando-se por diretrizes mais elevadas de acordo com o imenso desenvolvimento que, dia a dia, tem este país, o primeiro da América do Sul pela sua população. A nacionalidade necessita congregar o esforço coletivo de seus filhos, dentro de novas modalidades que estejam ao nível do progresso evolutivo dos mesmos, para que possa surgir uma corrente poderosa que encaminhe, eficientemente, para o alevantamento moral da vida privada e pública dos cidadãos.

Demonstra, com a evidência dos fatos, a falência universal de todas as religiões, métodos e sistemas postos em prática.

Sustenta não haver progresso espiritual enquanto não se tomar em consideração o fator individual, que tem por base a educação como complemento da instrução, mas dentro da Doutrina primitiva do Cristo, equivalendo a dizer, em completa harmonia com os princípios espirituais emanados da Eterna Verdade.

O Professor Julio Ugarte y Ugarte focaliza magistralmente temas que atualmente empolgam a opinião mundial, esclarecendo, num estudo profundo, a influência que exerce na prosperidade dos povos a defesa dos seus altos interesses econômico-financeiros contra a espoliação de organizações religiosas, convertidas em enormes empresas de lucro comercial e industrial, dando margem à evasão de somas fabulosas, trazendo consigo as consequências fatais inerentes a esse desequilíbrio da balança econômico-financeira.

Livro notável, proporcionado ao mundo em contraste com uma época caracterizada pela decadência, pela pobreza quase absoluta de ideias que se patenteia na estagnação do ambiente moral da humanidade, numa repetição diuturna de velhíssimos preconceitos.

Acode-nos à mente, da sua leitura repleta de ineditismo, uma série de sugestões salutares, que bem denotam a Fonte Soberba onde foi inspirada esta obra monumental.

Igualmente nos sugere, ao descrever as experiências realizadas nos povos anglo-saxãos, possam elas servir de exemplo aos brasileiros para que se afastem das mesmas normas que foram anuladas por aqueles que, a tempo, previram o mal, evitando-o.

Coube ao Brasil ser o país predestinado para berço do Renascimento Cristão, com a grande pregação da Doutrina do Redentor na sua pureza absoluta, com a vantajosíssima substituição das falsas doutrinas, confirmando assim os prognósticos de grandes pensadores a respeito da valorosa raça do futuro, que teria o seu nascimento na América do Sul.

E, estamos certos, o povo brasileiro se mostrará digno da bênção celestial emanada do Altíssimo e poderá um dia fazer jus à gratidão da humanidade, à medida que a Doutrina da Obediência, Campeadora Divina, contorne o orbe, iluminando as consciências de todos os que estão inscritos no Livro da Vida, cumprindo o determinismo exato da profecia, nesta hora culminante da História.

Ao escrever estas notas prefaciais, passamos por alto muitíssimos ensinamentos ministrados nesta obra, tendo em vista que a simples leitura atenta do seu conteúdo torna desnecessária qualquer recomendação.

Tratando-se de um tema tão profundo, procurei na tradução reproduzir o mais fielmente possível o pensamento do autor, na intenção de servir à humanidade na medida de minhas forças e, especialmente, a todos os caros confrades da SOCIEDADE DE FILOSOFIA TRANSCENDENTAL, como modesto cooperador na reconstituição da Sapientíssima Doutrina do Salvador.

Astrogildo Otacílio Noronha
Diretor da Seção Brasileira da S. de F. T.

× Fale conosco pelo WhatsApp