Igreja Cristã Primitiva Imagem de Cabeçalho Rotativa

Legado de Ugarte

O desenlace de Ugarte, a 17 de agosto de 1949, fechou um período de exatos 12 anos de pregação e instrução a partir da data da fundação da Igreja Cristã Primitiva, que ocorreu em 17 de agosto de 1937, ainda com o nome de Sociedade de Filosofia Transcendental – Escola de Iniciação Cristã. Nestes 12 anos Ugarte levou a termo o princípio e o fim da missão que recebera do Altíssimo de restaurar a Obediência à Vontade de Deus na terra.

Lutando e vencendo toda sorte de obstáculos e privações, especialmente nos últimos dois anos de vida quando mudou-se para Palmeira e passou a residir em uma pequena e simples casa de madeira que levantara junto à olaria, para servir ao grande ideal de progresso da Igreja na Colonização Agrícola e Industrial, Ugarte deu a todos os seguidores da Obediência à Vontade de Deus o edificante exemplo do trabalho infatigável e perseverante, de renúncia e de sublime amor fraternal.

O corpo do professor Ugarte foi embalsamado em Palmeira das Missões e trasladado de automóvel a Porto Alegre. O féretro rumou para o local onde, na capital, era a sua residência, acompanhado pelos Irmãos Manoel Annes da Silva Sobrinho, Hipólito de Castro, Napoleão Oliveira de Castro, Gervásio Bueno dos Santos, Aldilau da Silva Machado e Germano Gaedke.

Na tarde do domingo, 21 de agosto de 1949, inúmeros discípulos e amigos se reuniram para uma visita final e, no dia seguinte, às 10 horas, depois das cerimônias fúnebres realizadas no Templo São Paulo e oficiadas pelo então 1° Vice-Presidente o Instrutor da Igreja, Manoel Annes da Silva Sobrinho, seu corpo foi transportado, acompanhado de grande cortejo, para o Cemitério Evangélico, nesta capital, e dado à sepultura no terreno doado para esse fim, pela Comunidade Luterana.

Assim terminou na terra a existência física daquele que viveu como um verdadeiro Apóstolo, embora fazendo de si próprio o menor dos homens e de si próprio dizendo sempre aos irmãos ser apenas “o vosso Instrutor e Irmão em Cristo” (Apresentação, As Duas Grandes Leis Espirituais).

Sua vida foi um exemplo de Virtude em Deus, de humildade e de renúncia; ele ensinou, com Sabedoria e Poder, não a sua própria ciência, mas a Ciência de Deus, sem véus, mostrando o caminho que conduz aos Verdadeiros ensinamentos de Jesus, o Cristo, ensinamentos do Pai Celeste, do Espírito Santo. Não se cansava de ensinar, rendendo glórias e honras apenas a Deus e a Jesus Cristo, notadamente “o último, e portanto o mais Poderoso Mestre, terminando com Ele a cadeia dos Grandes Enviados Divinos, conforme anunciou, dizendo que voltaria em Espírito no fim do mundo (manifestamente a todos os homens no Dia do Juízo Final)” (Cap. 2, parte 1, As Duas Grandes Leis Espirituais).

Julio Ugarte y Ugarte, homem simples e franzino, agigantava-se em Espírito porquanto tinha revestido em si o Espírito do Criador, o Espírito do Pai Celestial, o Espírito Santo. O Poder Espiritual que dele emanava, dado pelo Altíssimo, operava em Harmonia com o Poder do Espírito que habitou em Jesus e nos Santos Apóstolos do Senhor, dados pelo Deus Onipotente, Onipresente e Onisciente.

Ugarte cumprira a missão de revestir-se do Verbo Divino para ensinar aos homens o Mistério da Vontade de Deus, ignorado pelas gerações por 17 séculos, anulando-se a si mesmo e à sua vontade e fazendo de si próprio um instrumento da Vontade Oniabarcante de Deus no cumprimento das Palavras de Jesus Cristo, conforme este mesmo dissera:

“Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me” (Marcos 8:34) e “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).

Biografia de Julio Ugarte y Ugarte:
Do Peru ao Brasil
Círculo Espiritualista Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo
A Sociedade de Filosofia Transcendental
Igreja Cristã Primitiva
Projeto de Colonização
Coletânea de Textos
Legado de Julio Ugarte y Ugarte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco pelo WhatsApp