Igreja Cristã Primitiva Imagem de Cabeçalho Rotativa

Círculo Espiritualista

Círculo Espiritualista Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo

Os dezessete séculos de trevas longe do Verdadeiro Cristianismo fizeram arraigar-se na mente do homem a idéia do livre-arbítrio, a idéia de que o homem pode fazer o que bem entender, de que é livre, ao contrário do que ensinou Jesus, que nunca declarou fazer nada por sua própria vontade, que nunca se declarou livre, ao contrário, sempre se declarou seguidor e cumpridor da Vontade do Pai Celeste.

Por não beberem na fonte da Igreja Cristã Primitiva, que é o Novo Testamento, a grande maioria das pessoas segue doutrinas e seitas de homens pensando estarem no Caminho que leva a Jesus e daí a Deus. Qualquer um que use seu intelecto para ler e estudar a trajetória de Cristo (por menos instrução que tenha) verá com facilidade que os ensinamentos de hoje são muito diferentes dos que ensinou Jesus.

O que fazer então? Se quisermos salvar nossas almas temos de seguir o exemplo de Jesus, o Cristo, exemplo de salvação, que consiste em negar a ilusória vontade humana e fazer a Vontade de Deus, observando os dez mandamentos e demais Estatutos do Senhor.

E Julio Ugarte y Ugarte (veja Biografia), anulando a si próprio e às suas vontades, ordenado pelo Espírito, revestiu-se de mansidão e começou gradativamente a partir de 1936 a restaurar os ensinamentos de Jesus (em 1936, a 26 de março, Ugarte desembarcara no Brasil na cidade portuária de Rio Grande).

Ugarte escreveu então artigos doutrinários e realizou diversas conferências nas cidades de Rio Grande e Pelotas, atraindo a atenção dos homens de boa vontade para os ensinamentos que ministrava. Não demorou muito e reuniu junto de si inúmeros seguidores que foram despertados pelas Verdades prístinas do cristianismo primitivo.

O núcleo de discípulos que formou-se em Rio Grande fortalecia-se na autêntica fé cristã a cada novo contato com o professor Ugarte, que expunha com cristalina transparência aquilo que tinha sido ordenado ensinar. De forma simples revelava que a humanidade não é livre, que tudo depende da Vontade de Deus, que todos devem observar os Dez Mandamentos e seguir os Estatutos dados por Jesus para que lhes possa ser desenvolvido internamente, num estágio espiritual da consciência, o Cristo Interior, através do qual é possível a unificação com Deus e receber a manifestação de Cristo.

Fortalecido este grupo de irmãos na fé cristã primitiva, o peregrino viajou de vapor (via laguna dos Patos) a Porto Alegre, capital do Estado,  para continuar o mister que lhe fora ordenado nesta cidade, onde sabia haver um grande trabalho a realizar.

Enquanto o professor estava em Porto Alegre, seus seguidores organizaram na cidade de Rio Grande o primeiro núcleo da Igreja Cristã Primitiva que tomou, transitoriamente, o nome de Círculo Espiritualista Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. Fundaram também um Templo para o Círculo, o Templo Julio Ugarte, que recebeu este nome sem o conhecimento prévio de Ugarte.

Da primeira assembléia que levou a efeito este histórico fato, apenas três meses após a chegada de Ugarte no Brasil, registrou-se uma ata (hoje no arquivo da Igreja) na qual podemos confirmar que o professor estava em Porto Alegre quando da organização do Círculo. Veja a parte inicial da mesma:

“Aos vinte e sete dias do mês de junho, do ano de 1936, às nove horas e dez minutos da noite, em uma sala da residência do Irmão presidente Dr. Astrogildo Otacílio Noronha, presidente, Vicente Passos e José Pereira da Silva, declarou o primeiro aberta a sessão de instalação deste Círculo. De acordo com o projeto do ritual, cuja cópia vai transcrita abaixo e que vai ser submetida ao nosso Irmão Instrutor Julio Ugarte y Ugarte, atualmente em Porto Alegre, o irmão presidente procedeu aos trabalhos…”

Biografia de Julio Ugarte y Ugarte:
Do Peru ao Brasil
Círculo Espiritualista Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo
A Sociedade de Filosofia Transcendental
Igreja Cristã Primitiva
Projeto de Colonização
Coletânea de Textos
Legado de Julio Ugarte y Ugarte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco pelo WhatsApp